Áreas de Atuação

Varizes e Escleroterapia

Cirurgião Vascular no ABC Paulista

WhatsApp

O que são Varizes?

As varizes são dilatações e deformações nas veias das pernas, normalmente de cor púrpuro-azulada. Dependendo do caso, elas podem trazer inchaço e muita dor ao paciente. São comuns em pessoas que precisam permanecer em pé ou sentado na mesma posição por períodos extensos



As veias das pernas desempenham a função de redirecionar o sangue para o coração após o processo de irrigação dos membros inferiores. Essas estruturas contam com válvulas que garantem que o sangue não volte aos pés pela ação da gravidade. 


No entanto, quando essas válvulas não operam da maneira correta, geram um refluxo desse sangue nas veias fazendo com que parte do sangue fique retido nas pernas, trazendo deformações, inchaços e modificações na sensibilidade do paciente.


Casos mais graves podem apresentar problemas como, edemas persistentes nos pés, alterações na pigmentação da pele e até mesmo o aparecimento de úlceras varicosas. 

WhatsApp

Sintomas

Quais são os sintomas causados pelas Varizes?

Na maior parte dos casos, a principal queixa com o quadro é estético. Entretanto, além da questão visual, alguns outros sintomas também podem ser manifestados. Normalmente, são eles: 

  • Queimação nas pernas e planta dos pés;
  • Inchaço ao fim do dia, principalmente nos tornozelos;
  • Pequenos agrupamentos de finos vasos avermelhados;
  • Prurido ou coceira;
  • Cansaço ou ou fadiga nas pernas; 
  • Pernas inquietas; 
  • Câimbra; 
  • Surgimento de veias azuladas e visíveis abaixo da pele;
  • Sensação de peso nas pernas. 

Tratamentos

Como tratar as Varizes?

Os tratamentos ideais para quadros de varizes são as medidas preventivas tomadas para evitar o surgimento do problema, porém em alguns casos mais avançados tratamentos cirúrgicos podem ser recomendados.

  • Meias de compressão: Principal acessório para prevenção do aparecimento de varizes, que exercem uma pressão na perna visando uma melhora na circulação sanguínea, devendo ser usado diariamente pelo paciente;
  • Mudanças no dia a dia: alguns hábitos também devem ser modificados. O paciente deverá praticar mais atividades físicas, visando fortalecer o tônus muscular,, evitar permanecer em pé ou sentado na mesma posição por longos períodos;
  • Medicamentos: Remédios flebotônicos, que funcionam como vitaminas para as veias e ajudam com o quadro de edema e melhoram a sensação de peso nas pernas;
  • Escleroterapia química: atua principalmente em casos de microvarizes ou vasos de pequeno calibre. No procedimento, o cirurgião injeta substâncias esclerosantes responsáveis por fechar essas veias doentes, impedindo que o sangue passe pelas mesmas.
  • Laser Transdérmico: Junto com a escleroterapia química, atua nos casos de microvarizes. O laser transdérmico provoca o fechamento de veias doentes por um processo chamado fototermólise seletiva (lesão por calor gerado pela absorção seletiva da luz).
  • Micro-cirurgias venosas: tratamento por meio de mini-incisões, sem a necessidade de grandes cortes ou de um tempo de internação hospitalar superior a 24 horas. Nesse processo, as varizes retiradas não causam problemas à circulação.
  • Cirurgias venosas: O tratamento cirúrgico de varizes pode ser feito por cirurgia tradicional ou por técnicas menos invasivas, como o endolaser. Na técnica Endolaser, é feito um único furo na pele do paciente para introdução de uma fibra de laser no interior do vaso, visando sua cauterização.

Sobre o Médico

Dr. André Américo

Cirurgião Vascular no ABC Paulista


Graduado em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada, UNILUS - Santos, após a faculdade iniciou Residência de Cirurgia Geral no Hospital Ana Costa, também em Santos. Após a conclusão de sua primeira especialização, o Dr. André fez residência em Cirurgia Vascular e posteriormente realizou uma subespecialização em Cirurgia Endovascular no Hospital Santa Marcelina em São Paulo.

É titulado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) em Angiologia e Cirurgia Vascular e também em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular.


Atualmente, busca estudar cada vez mais para melhorar seus conhecimentos e se destacar como profissional,
oferecendo tratamentos atuais baseados em evidência científicas aos seus pacientes. Atua nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Endovascular e Doppler Vascular.

Saiba mais
Share by: